13 de julho de 2010

Por que menina não joga RPG?

Hoje em dia não é tão difícil assim ver umas gurias por aí lendo gibi, jogando RPG, se despedindo com "Vida longa e próspera" e comprando camiseta com o simbolo do Batman.
Mas há muito tempo atrás ver um ser do sexo femino numa loja de revistas e quadrinhos e RPG era coisa rara! Querendo jogar então... POATZ, só rolando um 20!

Certa vez eu tentei entrar num grupo de rapazes. Encontrei uma comunidade de jogadores da minha cidade no orkut, pedi resgate de um grupo de Ad&d. E... milagre! Meu apelos foram atendidos. Nó! Como eu fiquei feliz. Ia sair da seca de fazer nerdisse no final de semana!

Naquele dia caiu um dilúvio! Eu tomei a maior chuva, cheguei no lugar marcado parecendo um bagaço! Procurei a mesa onde o grupo estava no meio de um inferno. E gritei duas vezes quem eu era. Uma barulheira só, afinal o lugar estava lotado e fedido! Uma lojinha minúscula cheia de marmanjos que também tomaram chuva como eu, as janelas e portas fechadas, mesas amontoadas com um cheirão de cachorro molhado!

Quando me apresentei 1d6 dos 6 jogadores me cumprimentou. O mestre me empurrou uma versão do livro em inglês. (E nessa época meu inglês era realmente uma porcaria), compraram um pacote de salgadinho fedido (aquele Cheetos requeijão sabem?), e uns 2 Litrão de Fanta Uva (porque era mais barato). Mas isso era emocionante, sobreviver no underground dos rpgistas, ganhar xp e cicatrizes de batalha!

O Jogo: montei minha ficha num xerox torto, com as letras em curva na dobra do livro. 
A seguir os que conseguiram olhar pra mim apresentaram seus personagens. 
Explicando: ninguém me olhava na cara. Simplesmente assim. Como se só duas pessoas conseguissem me perceber e interagir comigo. Eu não sei se era medo, vergonha, mudez seletiva, ou eles esperavam uma modelo loira de olhos azuis super gostosa e ganharam a INapta. Genteemm, acordem! Isso é o mundo real! Não tinham 6 modelos de cueca na minha mesa também sabe?! 

Continuando... 

Dos dois que conseguiam abrir a boca havia um cidadão jogando com um personagem mulher. E até aí, toda a tosquice, os modos... "rusticos" eram engraçados, quase suportáveis pela paz mundial entre os generos. Mas POATZ! O personagem do cidadão era: Xexena a princesa p#ta! (E ele insistia em interpretar seu personagem descrevendo sua roupa de couro e as posições me que parava para falar com as pessoas enquando a ograda se 'urinava' de rir).

Não preciso dizer como ficou a minha cara.

Meninos, vocês podem ser meio mal educados, meio fedidos, meio estranhos, meio assim...
Mas nunca mexam com o orgulho de uma mulher, isso não faz bem pra saúde.
Nesse momento, se o dilúvio não estive ainda pior talvez eu tivesse levantado e ido embora, mas o pior ainda estava por vir.
Então o jogo começa assim:

"Então vocês estão na Taverna...!" Hum... tá ok, um clássico!
"Você é contratado na taverna...
E aí vamos pra uma .... Dungeon..."

Cara, eu fiquei um mês acertando dia, personagem, etc. Sai da minha casa no meio duma chuva do c@#$%%¨, prum lugar fedido, onde ninguém falava comigo, eu tava morrendo de fome, de frio e de ódio! Quando o filho da mãe do narrador começou a fazer essa dungeonzinha "vamos ensinar a menininha a jogar RPG" eu fiquei muito indignada. A chuva parou e eu disse que tinha que ir embora.

Nunca mais voltei lá e sinceramente sempre aconselho a ninguém a voltar a jogar com essas criaturas abomináveis


Hoje em dia no grupo que conheci na sequência (onde por acaso conheci o Igor Corvax), eu tenho a liberdade de mandar todo mundo a merda toda vez que sugerem jogar em um lugar como um posto de gasolina que conhecemos. Lugar onde eu e a outra menina do grupo temos que fazer um exercício de concentração porque não podemos usar o banheiro do lugar apesar de tomar tanto refrigerante quanto eles a tarde toda.


Então que isto sirva de lição marmanjada. Querem menina jogando com vocês? Preparem- se para virar gente e seguir passinhos simples:


1 - Lugar: escolha um lugar decente!  Mesa, cadeira pra todo mundo, banheiro e sem porquice!
2 - Material de gente: Não tem ficha bonitinha? Usa uma folha em branco! Use uma coisa que dá pra ler e se o sistema é novo explique direito. Não faça porquice!
3 - História: Envolva o personagem numa HISTÓRIA! Essa coisa de dungeon e taverna não chama atenção de ninguém. Use isso pra rir no fim de semana não pra convercer alguém de que o seu grupo é bom! Sem quest porca!
4 - Conversa: Não olhem pras pessoas só pra pedir pra passar o d20! Seres humanos conversam e uma pessoa nova precisa saber quem são vocês, não quanto seu Char causa de dano! Até os porcos interagem uns com os outros!
5 - E não menos importante....  Não seja espírito de porco! Não desrespeite religião, cultura, crença ou GÊNERO! Você não conhece a pessoa na sua frente seu animal!


Sugiro que vocês passem os 5 passos pra frente, e da próxima vez que chamar uma menina pra jogar RPG cuidado! Ela pode ter lido isto aqui!


ps: essa história é bem antiga, mas no último fim de semana que fomos jogar no tal posto o Igor me sugeriru explicar pras pessoas porque menina não joga RPG. Então briguem com ele! xD

33 comentários:

  1. É por isso que ue não levo planilha pra ninguém e cada um que se vire! =P

    Só imagino como você se assustou saindo da "vocês são contratados na taverna e vão pra uma dungeon" e caindo na minha aventura em que vocês não tinham a menor idéia do que estava acontecendo! Choque de realidade, praticamente o Além da Imaginação!

    ResponderExcluir
  2. "...em que vocês não tinham a menor idéia do que estava acontecendo!" - E por acaso hoje em dia vc acha que a gente sabe o que tá acontecendo? huahuahauhauha

    ResponderExcluir
  3. auhuahuah

    otimo post, so faltou uns desenhos seus \o/

    um outro ponto, q por sorte nao ocorreu com vc, sao as famosas cantadas. sempre tem um cara q usa seu personagem como o "protetor da mocinha indefesa", independente se o personagem da mulher for uma ladra, guerreira uma uma meio orc barbara.

    em toda a mesa q fui convidade na minha adolescencia, sempre tinha um cara q dava em cima de alguma guria nova na mesa, atraves do pc.

    ResponderExcluir
  4. os caras q vc conheceu precisavam fazer esse curso q aparece na parte superior a diretia do seu blog:

    Curso de RPG
    Curso Online com vídeos, tutor e certificado com selo de qualidade.
    www.PortalEducacao.com.br/




    :D

    ResponderExcluir
  5. É... essa gente que fica dando em cima das pessoas do grupo é foda.. 9_9"

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive meninas jogando na mesa, mas eu sou quase uma no que se trata de local pra jogar. Acho que o minimo de conforto é necessário pra se divertir, afinal, quem tem que passar por adversidades é o meu char, não eu. Concordo com o igor. Cada um com a sua ficha, eu ja faço muito carregando uma pá de livros.

    Gosto muito do blog. Continue assim.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou menina e jogo RPG! Felizmente sempre quis jogar mas nunca quis tanto a ponto de sair "à cata" de um grupo. Daí um dia descobri que uns amigos meus jogavam (sr. Gildor Flecha de Duende mestrando), eles me convidaram e eu sempre tive a sorte de jogar na sala da casa de alguém do grupo (muitas vezes na minha) com direito a banheiro limpinho, cafeteira e microondas para as pipocas...
    Se fosse para passar trabalho não jogava não!

    ResponderExcluir
  8. O meu grupo tá ficando muito bom agora! Até almoço grátis o grupo tá financiando! A INapta tirou a sorte grande! Hauhauahau!

    ResponderExcluir
  9. Rsrs você é muito divertida INapta. Seus textos são muito f*das rsrs.

    Mas ae, esses passos poderiam ser substituídos por apenas dois, né? Vergonha na cara e senso de ridículo. Sei lá, sempre funcionou para mim e para meu grupo rsrs.

    Obs: mas bem que vocês meninas poderiam tentar ver as coisas pelo masculino também, né? Rsrs.

    Abraços e um beijo!

    (please, escreva mais rsrs)

    ResponderExcluir
  10. xi "renata" (xD), seu blog ta ficando popular, olha a respoonsa de escrever mais, hein?

    (essas moscas me dão um pouco de medo ó__ò )

    ResponderExcluir
  11. Hahaha, gostei das dicas! Eu tive uma sorte danada, pelo que parece, porque meu primeiro grupo foi decente, todos me respeitaram e sempre jogamos na casa de alguém, com bons banheiros! Tanto que jogamos juntos há sete anos. Mas agora, quando me perguntarem porque tão poucas meninas jogam, vou saber responder melhor...

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog, aliás, está muito divertido.

    ResponderExcluir
  13. Passando para desejar um Feliz dia do Amigo

    ResponderExcluir
  14. Quantas pessoas novas, até o Anônimo voltou!

    Muito obrigada a todos.. post novo... um dia desses qualquer (hahahahhah).

    ResponderExcluir
  15. Jogo RPG há algum tempo e já tive muito problema em achar mesa. Ainda mais que certos seres do sexo masculino tem dificuldade em jogar com uma mulher. Parece que eles tem medo de que vamos profanar o seu tempo sagrado com os amigos, ou só medo de mulher mesmo.... :P
    E outra, quando vc acha um grupo demora um pouco até se ter intimidade e o mestre poder colocar situações mais cabulosas na sua frente, situações que poderiam deixar as pessoas desconfortável pelo seu gênero, situações que vão desde o taverneiro te cantar ao Lich-rei decidir que vc vai ser sua noiva morto-vivo e querer alua de mel agora.
    E quanto a outros personagens tentarem defender os meus, é claro que já aconteceu. E a minha barbará meteu a mão na cara do ladino e disse que não precisava de proteção de um magricela. Depois disso ninguém mais tentou.... rsrsrs
    Mas, aos poucos os jogadores se acostumam uns com os outros e viramos apenas isso: jogadores de RPG.
    Aliais, post muito boommm...

    Até,

    Bel

    ResponderExcluir
  16. Na minha mesa num tem isso não, a ladra mulher se ferra até mais do que os outros. Afinal, como não podia deixar de ser, já que ela é... ladra (pensaram que eu ia escrever mulher)!

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que tem que ser assim mesmo...
    Na boa, esse negócio de ficar aliviando só por que é mulher é muito discriminatório...
    Mas banheiros limpos sempre são bem vindos =^:^=

    ResponderExcluir
  18. É.. isso de tratar diferente por ser menina em ON, nunca aconteceu na verdade.

    O comportamento é equivalente ao que o rolepaly diz. Obvio, a ladra ali de cima é vista como uma vadia pela "sociedade" no jogo, afinal é uma mulher que fica viajando sozinha por ai, com um bando de homens, entra no quarto deles, sai de noite e só volta no outro dia... =|

    O que é diferente de não colocar uma armadilha mardita com petrificação+bola de fogo, só pq é personagem meu...

    ON/OFF é uma questão muito complicada...

    Mas já tive personagem que levou soco na cara de personagem homem, já levei xingo, já fui sequestrada pra morar para sempre com uma fada, já recebi proposta de casamento... vida normal.. hauhauhauhaua xD

    ResponderExcluir
  19. Não esqueça de que sua personagem também já tentou ser violentada por mendigos e levou uma bordoada com uma ferradura na cara, enquanto fazia caridade!

    p.s.: Petrificação + bola de fogo... hummm...

    ResponderExcluir
  20. Não.. ela num tentou nada! Quem tentou foi o mendigo..., falecido mendigo diga-se de passagem!

    ResponderExcluir
  21. Muito divertido seu post. Eu nunca sentei com babacas que não me respeitassem como menina em um grupo, mas sei o quanto é comum, já ouvi histórias nas tavernas. E realmente, aventura que nem a que vc contou de taverna->dungeon SUCKS.

    ResponderExcluir
  22. Opa, valew pela visita, dei uma olhada no twitter e cai no Garotas Nerds no post menina+rpg, é sempre pano pra manga mesmo.. =p

    #leiao http://garotasnerds.com/o-mito-feminino/

    ResponderExcluir
  23. Otimo post. Eu sou um tanto novata no mundo dos RPGs, 2 anos só, (nao conto os de video game) e ate que nos grupos que jogo (sim gracas ao meu noivo, eu me meto em sistemas diferentes) as meninas (que sao poucas, nos que jogo perto de casa so tem eu) sao bem tratadas e eu como um tanto noob nao se importam em me explicar td. Me divirto mt sabe.

    ResponderExcluir
  24. Ahhhh bacana! Mas também seu noivo deve ajudar com uma aurazinha de Protect from Evil... =P

    ResponderExcluir
  25. Bom tem aquele lance que qndo ele mestra minha personagem tem a protecao do template namorada do mestre e nao morre etc. td intriga da oposicao XD agora esse pessoal ta me enchendo pra mestrar. to fugindo que nem o vampiro foge do sol

    ResponderExcluir
  26. Eu disse pro meu grupo que só vou mestrar quando o sistema for totalemtne automatizado, cada um com um pc e eu só vou ter q ficar apertando next> next>

    (ou seja, nunca... =D)

    ResponderExcluir
  27. ops.. pensando bem..
    Talvez na próxima edição isso já aconteça...
    (droga!)

    ResponderExcluir
  28. Muito bom esse post! XD Ri pacas!
    Pois eh, graças aos deuses eu nunca participei de situação semelhante. Ja começei a jogar como Mestra e na mesa nunca rolou essas coisas ^^
    Mas agora aposto minhas fichas em mesas Online, acho muito mais comodo, cada um com sua ficha, seu material, sua comida e seu banheiro! XD
    Fica a dica garotas. Mesas Online é um otimo negocio!

    ResponderExcluir
  29. nossa... você conseguiu encontrar o pior grupo da história! HUSAHUASHUASA

    mas isso nao acontece sempre(apesar de nós RPGistas sermos um tanto exóticos, nem todos somos desprezíveis)

    ResponderExcluir
  30. Nossa!! Curti a postagem... Não cheguei a passar por situação parecida em mesa de jogo, mas como cliente em loja de rpg. Sabe quando vc chega no lugar e te olham com aquela cara de "que que essa menina tá fazendo aqui?"

    Mas enfim... Show de bola! Vou postar o link para o post no Facebook^^

    ResponderExcluir
  31. Nossa quanta gente nova no mesmo dia.. o_o

    @Giovana-chan
    Ahhh, mas na mesa online num tem as cicatrizes de batalha, o cheiro de salgadinho vagabundo, a fanta uva... hahahaha

    @o Ladino
    ladino... meus 20%, cade?

    Eu sei que não são todos os grupos assim, tanto que no último eu fiquei pra sempre. =D

    @Gisele B. Bizarra
    Tenho outro lugar bacana: Vestibular pra curso na área de TI tbm é legal, já levei essa encarada em vários.. hahahahah

    ResponderExcluir
  32. 20%?? eu não to sabendo de nada =x
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir