23 de junho de 2011

Invisibilidade Piorada

Jogando Ad&d e D&D por muito tempo, eu comecei a crer numa teoria que um dos membros do meu primeiro grupo observou em um dia comum de campanha. Jogávamos em Forgotten Realms e os itens mágicos não eram difíceis de se encontrar, comprar etc. Em dado momento da aventura alguém adquiriu um anel de invisibilidade e o usou. Ok, até aí todo mundo que já jogou dungeons& dragons já fez isso.

Mas pense o seguinte:

A pessoa que está invisível sabe que ninguém pode vê-la. Por isso ao caminhar por uma rua movimentada, ao observar alguém pela janela de uma taverna, ela toma o cuidado para que ninguém venha em sua direção e se trombe com ela (afinal ninguém esta vendo a coisa invísivel na sua frente na rua).

MAS, e SE, uma outra pessoa, estiver fazendo a MESMA coisa que ela? Por exemplo, temos uma pessoa invisível atravessando a rua, e ao mesmo tempo, temos outra parada do outro lado da rua, sem saber que alguém TAMBÉM invísivel está vindo em sua direção. Então, existe uma chance das duas pessoas se atropelarem, sem saber absolutamente nada sobre o que está acontecendo, tomando um baita susto! Afinal ter uma força do além te segurando, esmagando, pisando em você não uma coisa que você espera quando você jurava que NINGUÉM podia te ver!


Por isso, eu costumo brincar com os grupos quando estamos em Forgotten dizendo que na verdade, só conhecemos metade do mundo real, porque lá a magia é tão comum, que metade das coisas deve estar invisível nesse exato momento.


Conversando com o Igor Corvus, que está fazendo um trabalho de fã para montar um sistema adaptado de Ad&d , batizado como Ad&d 3.5, com melhorias nas regras, nas classes, e nas magias, resolvi escrever uma magia nova. Uma "Invisibilidade de nivel 1", carinhosamente chamada de "Invisibilidade Piorada".


Invisibilidade Piorada
Ilusão

Nível: Arcana 1
Componentes: V, S, M
Tempo de Execução: 1 round
Alcance: Pessoal ou Toque
Alvo: Uma pessoa tocada
Duração: 1 hora/nível (D)
Jogada de Proteção: Não
Resistência à Magia: Sim

Alguém sob o efeito da magia "Invisibilidade Piorada" torna-se invisível para a maioria daqueles que o observam, como na magia “Invisibilidade”. No entanto, qualquer criatura que também esteja invisível, seja naturalmente (um caçador invisível por exemplo) ou por meio de magia, é capaz de ver alguém sob o efeito de “Invisibilidade Piorada" normalmente. Note que um alvo sob o efeito dessa magia continua não sendo capaz de enxergar criaturas e objetos invisíveis (exceto se a invisibilidade em questão também seja obtida através de “Invisibilidade Piorada").

Similarmente à magia “Invisibilidade”, um alvo tornado invisível por essa magia volta a ser visível caso realize um ataque ou conjure qualquer magia (ofensiva ou não). As únicas ações que alguém sob o efeito de “Invisibilidade Piorada" pode tomar sem encerrar a magia é mover-se, falar e manipular objetos de forma não ofensiva.

A magia dura 1 hora por nível do conjurador, ou então até ser dissipada, encerrada por o alvo ter realizado um ataque ou conjurado uma magia, ou então até o conjurador decidir encerrar o efeito.

Componentes materiais: Um nariz de beholder, um olho de mímico, ou o cabelo de um doppelganger.

13 comentários:

  1. gostei
    sera q fica tudo como no filme do senhor dos aneis, meio enevoado?

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. A ideia de tropeçar em itens invisíveis seria ótima dentro de uma dungeon mortal, XD

    ResponderExcluir
  3. otimo texto!! até curti a ideia da invisibilidade piorada, ia ser mt comico.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro passo para um grimório inteiro de magias "pioradas", criadas pelo mago Piohr, "o Econômico"!

    ResponderExcluir
  5. @Beltrame Não fica enevoado, fica normal.
    Se ficar enevoado você vai saber que o cara tá usando invisibilidade, aí perde a graça... hahahha

    ResponderExcluir
  6. Vamos criar um grimório de magias econômicas, menores circulos, maior eficiencia e economia! (hahahah)

    ResponderExcluir
  7. uma vez li um material sobre uma cidade de Oerth, onde nos portoes da guarda, eles tinham cães especiais q farejavampessoas e criaturas invisiveis,

    achei a ideia bem legal

    ResponderExcluir
  8. Eu já pensei em fazer uma casa que as paredes eram invisíveis de dentro pra fora... o_o

    Tipo aposentadoria de aventureiro cabreiro... hahahah

    Só ia sair caro contratar o Leomund pra fazer isso. hueheuhe

    ResponderExcluir
  9. @Rafael, certamente em cenários de fantasia os cães deve estar no treinamento padrão de adestramento dos cães detectar pessoas invisíveis.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que animais não precisam de treinamento nenhum pra perceber seres invisíveis, desde que eles tenha cheiro e façam barulho. A reação deles a isso são outros quinhentos. Provavelmente fujam assustados.

    ResponderExcluir
  11. hummmm.... Animais sentem coisas invíveis... é verdade....

    Eu acho que esse negócio de ficar andando invisível por ai tá merecendo uma tabela aleatória ein... Que que vc acha Igor?(hahahha)
    Dá pra usar junto com o meu sistema onde vc rola skill pra ficar parado, e skill pra ficar andando... hueuheuheeh*

    *piada interna... ¬¬

    ResponderExcluir
  12. hauahuahauahua! Mas tabelas de aleatoriedades são sempre legais!

    ResponderExcluir
  13. @INapta_Tsuki te mandei um email pra vc. mas qq coisa meu email é carolinneuff@gmail.com

    ResponderExcluir